AEW e WWE: O que tem de melhor nas duas hoje em dia?

Eu já critiquei bastante, né ? Então agora chegou a hora de elogiar. Quando eu fiz o artigo destacando o que tem de pior na AEW e na WWE hoje em dia, eu citei que iria fazer uma lista com as melhores coisas dessas duas empresas hoje em dia e finalmente é chegada a hora de elogiar. Eu sei que vocês me veem como um cara que critica muito, mas eu sei ser legal também.

E antes de tudo, eu quero ressaltar que não é EXATAMENTE o que é bom nas empresas, é mais voltado pro que eu gosto dentro da empresa, entende ? Muito provavelmente vai ter gente que não gosta do que eu vou citar aqui, mas mesmo assim são coisas que eu acho e considero acertos das empresas nesses últimos tempos. Vamos falar sobre lutadores com bom booking, grandes eventos, decisões acertadas, etc. Sem mais delongas, bora lá:

AEW – Pay-per-views que surpreendem

Se tem uma coisa que eu aprendi nesses quase 4 anos de AEW é a NUNCA duvidar da capacidade que eles têm de entregar pay-per-views incríveis. Toda vez que eu posto o card de algum evento deles, tem um comentário do tipo: “Card fraco”, “Não me anima”, “Zzzzzzzz” e todas aquelas coisas que gente tapada escreve. Aí, chega o dia do evento e o que a AEW faz ? Mete bronca e faz uma coisa maravilhosa. São poucos os PPV’s da AEW que foram realmente ruins ou abaixo da média, os outros têm sempre uma qualidade muito absurda e supera o que é prometido pelo card. É claro que algumas lutas do card podem realmente não ser animadoras, mas você julgar o evento inteiro por causa de dois ou três combates é coisa de gente que tem preguiça até de pensar.

WWE – Pay-per-views em diferentes países

Não apenas pay-per-views, mas também shows semanais e especiais em outros países, até mesmo os mais recentes na Arábia Saudita. O público dos Estados Unidos já está muito habituado a ter eventos de pro-wrestling aqui e ali, então são poucas as cidades que realmente dão aquela atmosfera de evento grande, entende ? Porém, o que a WWE vem fazendo com eventos no País de Gales e Porto Rico é coisa de maluco. Essa galera tem a oportunidade de ver seus lutadores favoritos pela primeira vez em muito tempo e eles não decepcionam, eles cantam do início ao fim, entregam pops estrondosos e elevam o nível desses eventos. É só você ver o quão legal foi assistir o Backlash, você sentia que a atmosfera estava muito diferente do que costuma ser em outros eventos da WWE.

AEW – The Elite vs. Blackpool Combat Club

“Ai, mas eu não gosto dessa rivalidade”, então fica na sua aí irmão, te perguntei nada. Quem não está gostando dessa rivalidade é completamente maluco, tá bom ? É a principal rivalidade dentro da AEW hoje em dia (Os 4 pilares não têm uma rivalidade nesse nível), reúne alguns dos melhores lutadores que a empresa possui e é uma rivalidade com contextos históricos entre os lutadores que é muito interessante. Quem não ficou berrando igual um retardado quando a Elite se reuniu com Adam Page no último Dynamite tem alguma coisa de errado, é puro hater. E não só é uma rivalidade muito boa de assistir, mas também gera e vai continuar gerando combates muito incríveis. Apenas aguarde a Anarchy in the Arena no dia 27 e talvez um Blood & Guts no futuro.

WWE – GUNTHER

Der Ring General é simplesmente um dos melhores campeões da empresa no momento e seu reinado como Intercontinental Champion prova isso. Quem acompanhava ele na indys e no NXT/NXT UK ainda como WALTER sempre soube que ele era extremamente talentoso, mas ficava aquele medinho de que talvez ele não fosse bem tratado no main roster. Para a sorte dele, este é o mundo de Triple H agora e GUNTHER está recebendo o tratamento que merece, assim como acredito que Ilja Dragunov e outros podem acabar recebendo. Tudo nele sempre foi bom e agora parece que está melhor, a não ser pela Imperium que até agora não papou os Tag Team Titles. O cara entrega banger atrás de banger e é questão de tempo até que ele se torne Universal/World Heavyweight Champion.

AEW – Dynamite

Se de um lado você tem o Rampage que é patético e inútil, do outro você tem o Dynamite que, desde o começo de 2023, é o melhor show semanal dentro da indústria do pro-wrestling. Tem luta boa toda semana, tem rivalidade sendo desenvolvida toda semana, e tem o campeão que eu mais acho engraçado na face da terra: Orange Cassidy. O Dynamite no meio/final de 2022 tinha sérios problemas e não era tão legal assim de assistir, mas o Dynamite deste ano está absurdo. É tão absurdo, que o Dynamite mais mediano até o momento foi considerado horroroso perto das últimas edições, o que prova que realmente está muito bom. A reformulação do design do show e essa coisa de colocar luta por título toda semana são coisas que eu particularmente gosto, afinal, se tem título é pra defender mesmo.

WWE – The Bloodline quebrando aos poucos

Nada me deixa mais feliz hoje em dia do que saber que a Bloodline vai romper em breve. Todo santo show do SmackDown eu tenho cada vez mais certeza que o fim do grupo está próximo e um sorriso grande se abre no meu rosto, a felicidade genuína toma conta do meu rosto ao saber que está cada vez mais próximo o dia em que vai acabar. E isso se deve muito ao fato da storyline ao redor do grupo ser muito boa e ter diversos contextos históricos que remetem aos primeiros dias de Roman Reigns como “Tribal Chief”. É claro que eu ficaria muito mais feliz se a WWE tivesse tido vergonha na cara e dado o Undisputed WWE Universal Title para Drew McIntyre e Sami Zayn, mas eu “aceito” suas derrotas porque o Reigns ser campeão é importante pra storyline.

AEW – Parceria com a NJPW

Antes que você vá dizer alguma coisa, ponha na sua cabeça que essa parceria não deve acabar nem tão cedo e eu acho isso ótimo. Foi uma parceria que eu não esperava no começo, mas é benéfica para as duas empresas e tem gerado coisas incríveis para os fãs, como o Forbidden Door 1 em 2022 e o Forbidden Door 2 que está chegando este ano. Além disso, é muito legal ver as aparições dos lutadores em outras empresas, ou você vai me dizer que você não acha legal Kazuchika Okada aparecendo no Dynamite ou Kenny Omega vs. Will Ospreay no Wrestle Kingdom ? É uma parceria que gerou muitos frutos positivos desde que começou e pode gerar ainda mais após a segunda edição do FD. Quer dizer, e se tivermos um Bryan Danielson no G1 Climax ? Isso não te anima não ?

WWE – NXT

Antes de tudo, eu quero citar e fortemente ressaltar que, atenção, o NXT 2.0 NÃO foi ruim, ok ? Quem não gostava claramente nunca assistiu mais de 2 episódios, era muito divertido. No entanto, agora o NXT parece ter voltado à sua era mais dourada e o nível dos shows realmente tem crescido bastante, algo que é muito gostoso de ver. Você tem muitos lutadores com um destaque muito bom e com potencial gigantesco para o futuro da WWE, e até mesmo os veteranos que aparecem lá entregam algo de muita qualidade. Se for pra citar só uma coisa, vamos falar da divisão feminina que tem nomes ótimos e muitas podem ser campeãs antes de subirem ao main roster. Podemos citar o reinado de Wes Lee como NA Champion, o heel turn de Bron Breakker e outras coisas.


Lembrando que aqui são as principais coisas que EU gosto, tem outras que são legais mas não ao ponto de serem citadas aqui. Vocês podem citar algumas coisas que faltaram aqui também, mas é muito provável que eu não goste do que acabei não citando. Vejo vocês na próxima, até mais.