Qual empresa tem o pior booking hoje em dia?

Qual empresa tem o pior booking hoje em dia?

Diferente da maioria das pessoas que conheceram pro-wrestling através da , eu conheci essa indústria através da NJPW e, desde então, eu assisti ao máximo de promoções que eu consegui encontrar por aí, sejam elas ativas ou extintas. Como eu trabalho em outras coisas relacionadas ao pro-wrestling fora do site, eu preciso assistir semanalmente MUITA coisa sobre pro-wrestling e, acreditem, isso não é nem um pouco fácil. Se de um lado você tem shows incríveis, do outro você tem coisas que fazem arder os olhos.

E é inspirado que hoje eu trago para vocês a minha lista de qual empresa tem o pior booking em 2024. É claro que eu não irei considerar as aqui, vou tentar elencar apenas aquelas que eu considero serem as empresas “grandes” da parada. Elas vão estar elencadas da melhor para a pior e, como sempre, é só uma – Não me xinguem, por favor. Sem mais delongas, bora lá:

Dragongate

Qual empresa tem o pior booking hoje em dia?

Admita, você não esperava ver a Dragongate nessa lista e, se esperava, não achava que ela estaria na posição de melhor em booking. O que eu posso dizer é que antes eu não achava ela muito legal não, isso lá em 2021, mas aí eu comecei a acompanhar ela de verdade e eu vou dizer pra vocês que talvez seja a minha empresa favorita de todos os tempos, tamanha é a qualidade que essa empresa com símbolo de dragão possui.

É muito divertido acompanhar tudo o que acontece nessa empresa, sabe? Sejam os turns, as trocas de gimmick, as storylines e a constante guerra entre os grupos, tudo parece que sempre tá indo a 80 km/h e fica muito mais divertido de se acompanhar. O único defeito da Dragongate é que nem todas as suas lutas são incríveis, mas é de longe a empresa com booking mais coeso que temos aí no momento.

CMLL

Qual empresa tem o pior booking hoje em dia?

Sabe qual a facilidade de ter uma empresa de lucha libre? O booking mais simples do mundo funciona. Se você não é uma pessoa muito acostumada a acompanhar pro-wrestling, saiba que ele é diferente do puroresu (Japão) e da lucha libre (México). Os estilos são diferentes e, além disso, o pro-wrestling em si é muito mais voltado para um entretenimento com histórias mais profundas e personagens cheios de camadas, então é por isso que algumas empresas norte americanas acabam errando tanto no booking.

Para uma empresa de lucha libre errar o booking é muito complicado, mas a consegue pegar esse estilo e deixá-lo muito mais agradável de ser assistido. As storylines são muito sutis e as vezes nem temos, mas o booking direto e reto de vários lutadores jogam essa empresa lá pro alto. Lembrem-se: O básico funciona.

TNA

Qual empresa tem o pior booking hoje em dia?

Eu tenho um apreço especial pela TNA porque eu acompanhei essa empresa em seus piores anos, aqueles anos em que ninguém queria assistir aos shows dela e todo mundo já a dava como derrotada. Foi aí que, após passar por uma mudança de marca, se tornar e passar por uma série de altos e baixos, a TNA retornou oficialmente este ano com dois pay-per-views muito bons. Mas vamos falar de booking aqui, esse é o objetivo de tudo isso.

Desde sua fase como IMPACT, o booking da TNA tem sido mais certeiro a cada ano, tendo só uma pequena coisa ou outra que não me agradou nesse processo. Todos os lutadores parecem ser organicamente construídos, as rivalidades são muito boas e até aquelas coisas mais estranhas acabam sendo engraçadas de se assistir. Não sei se tudo isso foi obra inteiramente do Scott D'Amore, mas caso o booking da TNA decaia…

WWE

Qual empresa tem o pior booking hoje em dia?

Existem 3 tipos de WWE: A WWE pré-Vince, a WWE do Vince e a WWE pós-Vince, e elas são 3 empresas completamente diferentes. O booking de Vince McMahon dentro da empresa sofreu uma queda brusca nos últimos anos (Nos últimos 15, talvez?) e o produto em si era muito criticado, muita coisa ali era ruim demais de assistir e eu quase larguei de mão da empresa em meados de 2018-19. Por outro lado, algo da empresa era muito elogiado na época – O NXT de Triple H.

E foi aí então que, numa reviravolta de , Vince saiu de cena e Triple H assumiu o controle criativo do main roster da WWE, algo que jogou a empresa pra um patamar muito melhor de qualquer storyline que você possa imaginar. Tudo ficou mais legal de assistir, com um ar de novidade, um ar de que não é mais a mesma coisa do que era com o Vince. É um booking perfeito? Óbvio que não, mas eu gosto bastante.

TJPW

Qual empresa tem o pior booking hoje em dia?

É bizarro o quanto eu me divirto assistindo aos shows da TJPW, sério mesmo. E eu nem tô colocando essa empresa tão alto na lista porque o booking dela é sério, impecável e um verdadeiro “cinema”, mas sim porque é um booking que sabe que é engraçado, se propõe a ser engraçado em muitos momentos e faz isso com uma maestria imensa. Eu não faço a menor ideia de quem é que escreve esses shows, mas essa pessoa é tranquilamente uma das mais criativas que já passou por esse planeta.

A dinâmica da empresa é diferente, você vê menos essa coisa de babyface/heel e é como se você fosse torcer por quem você é mais fã. Todas as personagens das lutadoras parecem que saíram de um anime e tudo parece que fica muito mais divertido depois de assistir um show dessa empresa. É uma empresa pintada como engraçada e que mesmo assim entrega muito em qualidade de suas lutas. É pra todo mundo? Não, mas com certeza é pra mim.

STARDOM

Qual empresa tem o pior booking hoje em dia?

Houve uma época em que a STARDOM era a melhor empresa do mundo na minha visão, mas hoje já não é mais assim. A STARDOM é uma empresa que se propôs a ser a melhor empresa feminina do mundo e isso aí foi atingido, talvez até continue sendo assim se formos contar apenas talento de lutadoras e qualidade das lutas entregues. No entanto, o booking da STARDOM sofreu uma queda nos últimos meses, principalmente com as lesões de algumas lutadoras que interromperam rivalidades.

Eu ainda gosto bastante de como o produto é apresentado e como algumas estrelas mais novas, como Maika e , estão sendo construídas pela empresa para assumirem o protagonismo de tudo. Agora com a saída de Rossy Ogawa e a possível debandada de algumas dessas lutadoras, resta saber se o booking da empresa vai ficar perdido e sem saber o que fazer, ou se vão achar um novo caminho logo.

AEW

Qual empresa tem o pior booking hoje em dia?

Eu vou começar aqui já falando que vocês como um todo, não exatamente você que tá lendo agora, mas o público como um geral pega muito mais do que deveriam no pé da quando o assunto é booking. Eu entendo as críticas e admito que realmente existe uma dificuldade em desenvolver rivalidades, mas isso tem melhorado bastante nos últimos tempos, principalmente no final de 2023/começo de 2024, nessa nova era dos shows da AEW.

O fato do resolver fazer praticamente tudo sozinho também não ajuda tanto assim, mas a AEW tá longe de ser o pior booking da história ou qualquer blá blá blá que digam por aí. O fato dos shows deste ano seguirem um padrão de qualidade alto indicam que a AEW tem melhorado no quesito booking e, com sorte, isso tende a melhorar ainda mais futuramente. Só a rivalidade entre e já tá merecendo parabéns.

NJPW

Qual empresa tem o pior booking hoje em dia?

O “Gedo booking” é… complicado, né? Até 2019, a NJPW era vista como a top 1 do mundo, aquela que entregava os melhores shows, as melhores storylines, as melhores rivalidades, os melhores combates, mas aí veio o COVID-19 e isso afetou bastante a empresa. Como se não bastasse a pandemia, o booking do Gedo, que assumiu esse cargo em 2015, sofreu uma queda absurda de qualidade e até hoje a empresa parece não ter conseguido chegar ao nível de anteriormente.

Não é que o booking do Gedo hoje em dia seja completamente horroroso, não é isso, ele até teve vários acertos como a criação dos War Dogs e a valorização de talentos do mid , mas ainda assim vários erros foram cometidos desde 2020 (EVIL campeão máximo é um deles, inclusive). 2024 começou como um ano de renovação para a empresa e, agora com a saída de Kazuchika Okada e , resta saber se vão arrumar o booking de uma vez por todas.

MLW

Qual empresa tem o pior booking hoje em dia?

Falar pra vocês, eu já gostei muito mais da MLW do que eu estou gostando atualmente. Para limpar um pouco a barra da empresa, eles perderam diversos talentos importantes nos últimos anos, vide Alexander Hammerstone e Jacob Fatu agora, e o booking nunca foi lá o mais criativo ou certeiro da história. Eu sempre gostei bastante de como eles bookavam os reinados, principalmente pelo cinturão principal, e isso me fez colocar a empresa mais alto do que merece.

Ela não é nem uau nem horrível, sabe? A MLW produz algumas lutas legais e isso eleva ela, mas no booking em si é bem meh. Eles sabem como utilizar bem os lutadores independentes; é uma boa oportunidade para quem quer se firmar, porém, essa não é a nossa análise de hoje e não tem como deixar a MLW acima de qualquer outra empresa citada acima.

AAA

Qual empresa tem o pior booking hoje em dia?

Eu falei que é difícil errar num booking de lucha libre, né? Bom, a AAA consegue essa proeza com certa frequência. Não sei se é por conta de ser uma empresa que sempre foi mais aberta ao público norte americano e sempre buscou fazer parceria com empresas dos Estados Unidos, mas a AAA sempre me pareceu mais famosa do que a CMLL e isso conquista as pessoas que nunca assistiram nada. Se você assiste e entende as coisas, você sabe que a AAA tá longe de ser boa.

Não ajuda a empresa o fato dela ser muito aberta a bookar qualquer pessoa, independentemente de quão péssima pessoa ela seja ou o quão ruim no ringue ela acabe sendo. Muitos dos melhores luchadores dos mundos são colocados nas piores storylines e lutas mais idiotas recentes, tipo uma 4-Way Hair vs. Mask Match ou uma 9-Way Steel Cage Match. É uma empresa que perdeu o sentido pra mim.

AJPW

Qual empresa tem o pior booking hoje em dia?

É muito difícil falar da porque muita gente tem opiniões mistas nisso aqui. Tem que adora e fala que é a melhor empresa de puroresu no mundo, mas tem que não vê a menor graça a pelo menos 5 anos (Eu). A AJPW, mesmo sendo uma das mais antigas empresas japonesas ainda vivas, perdeu muita relevância com o passar dos anos, principalmente depois do boom da Pro-Wrestling NOAH, e o booking também sofreu uma decadência considerável.

Só tem 2 coisas na empresa que chamam a minha atenção hoje em dia: e . Tirando esses dois cidadãos, essa empresa falha em me cativar com tudo que ela faz, nada parece ter graça ou ser relevante. A construção de novos lutadores é igual a praticamente nada porque todos têm o carisma de uma porta, e as rivalidades marcantes vêm sumindo cada vez mais. Já foi muito melhor, hoje em dia é isso aí.

ROH

Qual empresa tem o pior booking hoje em dia?

A foi uma empresa um dia, mas hoje eu não acredito que continue sendo. Poderia ter continuado a ser uma empresa de prestígio após a compra feita por Tony Khan, mas se tornou o quarto show da AEW depois de Dynamite, Rampage e Collision. Não há nenhuma diferença entre a ROH e a AEW porque eles tem o mesmo booker, funcionários de bastidores e a maior parte dos lutadores.

E se o booking da AEW me agrada, esse aqui não me atrai em nada. A ROH é um novo Dark/Dark: Elevation, tudo relacionado aos cinturões é resolvido nos shows da AEW e os shows da própria ROH não são nem um pouco atrativos. Você sabia que tá rolando um torneio pra coroar a primeira ROH Women's TV Champion? Não sabia, eu imagino, e isso é pelo quão desinteressante isso aqui se tornou. Tudo nessa ROH nova é muito meh, nada tem graça aqui.

NOAH

Qual empresa tem o pior booking hoje em dia?

Se essa lista fosse considerando somente o talento dos lutadores ou a qualidade das lutas que eles entregam, a NOAH possivelmente estaria mais perto do topo. Como esse não é o foco, eu ouso dizer que essa foi a segunda pior empresa em questão de booking em 2023. Tipo, sério, são muitos elementos que levam a isso: Ser amassada pela NJPW em crossover, saída do Nakajima, fim do grupo Kongo, Kaito Kiyomiya perdido, uma final de N-1 Victory silenciosa, é péssimo.

E se a gente for olhar para as divisões em si, aí que o bagulho fica feio. 2023 foi o ano que cravou que a NOAH não sabe o que fazer com a divisão Junior e a divisão de duplas, simplesmente não sabe pra onde ir. Eu preciso assistir aos shows mais recentes de 2024 pra ver se evoluíram em alguma coisa, mas os últimos tempos têm sido duros para essa empresa.

NWA

Qual empresa tem o pior booking hoje em dia?

Chegamos nela, a PIOR de todas em questão de booking em 2023. Eu sempre evito ficar falando toda hora que alguma coisa é ruim porque isso é meio feio, mas a NWA é simplesmente horrorosa em tudo que se propõe a fazer. A NWA foi a grande empresa do século passado (Antes da ascensão da ) e ela é uma empresa histórica em diversos quesitos, inclusive o booking que costumava ser muito bom a anos atrás. Ela piora, piora e piora todo dia, é bizarro.

Billy Corgan, que pra mim é tão ruim criativamente quanto , precisa dar o fora da empresa, isso aqui se tornou uma das piores empresas, nem perto do padrão que seguia anteriormente. Billy Corgan é aquele cara que achou legal colocar o título principal da empresa no (Brodus Clay mais lento ainda) e fazer um segmento de alguém cheirando cocaína no meio de um pay-per-view. É ruim, muito ruim, não recomendo que ninguém assista a NWA.


E aí, o que acharam do ranking de melhores para as piores? Diga aí quem vocês mudariam de posição ou se acham que tem algo absurdo na lista. Vejo vocês no próximo artigo, até mais!