Quais são os maiores lutadores de todos os tempos?

the undertaker

Futebol, basquete, natação, , ginástica artística, etc. Não importa qual seja o esporte que você acompanha ou vê com maior frequência, todos têm uma coisa que os une: As comparações. Quem é o GOAT (Greatest of all time) de cada um ? Messi conseguiu superar Pelé ? Michael Jordan é realmente maior do que LeBron James ? Anderson Silva é o maior na história do ? E acredite, isso também não muda quando a gente fala sobre pro-wrestling.

É muito comum que vejamos a galera debatendo se Ric Flair foi maior do que , se é o maior que a já teve, se AJ Styles pode ser colocado na conversa dos maiores por ter feito história em todas as empresas que passou, mas quem é o maior de verdade ? Lá nos Estados Unidos a gente tem o famoso Mount Rushmore do pro-wrestling, onde as pessoas escolhem seus 4 maiores lutadores de todos os tempos e, hoje, eu vou fazer isso também.

Lembrando sempre que existe uma diferença entre maior e melhor, onde o melhor é muito mais difícil de escolher do que o maior. Também é bom citar que, para mim, e lucha libre são diferentes do pro-wrestling em questão, mas eu não posso deixá-los de fora dessa lista aqui porque temos 2 indivíduos que precisam estar entre os maiores. É por isso que, na minha lista, teremos 1 lutador do puroresu, 1 da lucha libre e 2 do pro-wrestling. Não esqueçam que é somente a minha opinião, não precisa espumar de ódio não, ok ? Dito tudo isso, vamos para algumas menções honrosas:

Steve Austin

Quais são os maiores lutadores de todos os tempos?

“Stone Cold” estava lutando esses dias na WrestleMania, lembra disso ? E você deve se perguntar como raios esse cara continuou tão relevante e adorado mesmo tendo se aposentado 2003, e é justamente isso que faz dele um dos maiores da história. Austin foi o símbolo da “Attitude Era” da , o momento em que a empresa voltou ao topo de vez e se consolidou novamente como o entretenimento de uma geração. The Rock também fez parte disso e a gente vai falar dele, mas Austin foi o grande marco.

Tudo o que ele falava repercutia, tudo o que ele fazia repercutia, pô, o cara simplesmente criou uma das maiores gimmicks/frases da história (Austin 3:16) e até hoje você vê gente que enlouquece com isso. Ele foi a chave pra que a WWF vencesse a guerra contra a e foi basicamente o rei durante um dos maiores auges já vistos do esporte. Hell yeah!

Blue Demon

Quais são os maiores lutadores de todos os tempos?

Quando falamos sobre quem são os maiores luchadores de todos os tempos, Blue Demon sempre será citado como uma das opções. Se El Santo, que a gente vai falar lá pra baixo, é um verdadeiro ícone dos sobre lucha libre, Blue Demon era muitas vezes o “inimigo” de El Santo nesses filmes. A fama deles é quase equivalente porque eles fizeram muita coisa juntos e têm histórias que se completam o tempo todo.

E nos ringues ele também fez por merecer uma menção honrosa entre os maiores: Duas vezes World Welterweight Champion, três vezes Mexican National Welterweight Champion e uma vez Mexican National Tag Team Championship, o que são conquistas bem impressionantes para a época.

The Rock

Quais são os maiores lutadores de todos os tempos?

Mesmo com Steve Austin sendo o principal responsável pelo sucesso no WWF no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com as Monday Night Wars, ele não foi o único. Se formos analisar bem, Rock é a estrela que mais conseguiu transcender o pro-wrestling, virando simplesmente uma das maiores estrelas de Hollywood no século 21. Começou como Rocky Maivia e destruiu tudo quando se tornou The Rock.

Imbatível em promos, carisma absurdo mesmo sendo heel ou face, esteve envolvido em grandes rivalidades (Muitos apontam a que ele teve com Steve Austin como a maior de todos os tempos) e produziu muitos bons combates, além de criar momentos marcantes para a história do esporte. Quando você escuta “If you smell”, já cubra seus ouvidos porque o público vai soltar um pop gigantesco para um lutador que merece tudo isso.

Rikidōzan

Quais são os maiores lutadores de todos os tempos?

Esse homem aqui é muitas vezes citado como o lutador que introduziu o pro-wrestling no Japão e foi o principal responsável pela criação do puroresu, e acho que isso já é um feito grande o suficiente pra ele entrar na conversa dos maiores. Ele também foi o fundador da primeira promoção de puroresu no Japão, a Japan Pro Wrestling Alliance. Ele também ajudou a treinar os lendários Antonio Inoki, Giant Baba e Kintaro Ohki.

Se ele não tivesse falecido relativamente novo, eu tenho certeza que ele poderia ter um impacto até maior do que o próprio Inoki. Mesmo assim, suas contribuições para o esporte são sentidas até hoje e ele tem que ser muito valorizado por tudo o que ele conseguiu fazer e perpetuar na história da indústria, muito respeito.

John Cena

Quais são os maiores lutadores de todos os tempos?

Se você, assim como eu, tem menos de 30 anos, você literalmente cresceu assistindo esse cara aqui. A gente praticamente viveu todo o começo, o meio e o atual final da carreira de John Cena, o possível maior produto que a WWE criou. Cena é praticamente o símbolo da WWE nos últimos 20 anos e nenhum outro lutador (Tirando The Rock) chega perto da representatividade com uma empresa do mesmo jeito que o Cena e a WWE conseguiram.

Ele teve sim seus problemas em elevar talentos, foi muitas vezes forçado na garganta dos fãs durante todos esses anos, mas ele é gigante. Representado também como o símbolo da PG Era, Cena é um dos caras com mais conquistas dentro da WWE e um dos personagens mais importantes na história da empresa. Você pode não gostar dele, mas não dá pra negar o impacto que esse cara teve.

Bruno Sammartino

Quais são os maiores lutadores de todos os tempos?

4.040 dias como WWE/WWF/WWWF World Heavyweight Champion com só 2 reinados, eu preciso dizer mais alguma coisa ? Nos primeiros dias da WWE, então WWWF, a empresa era só algo regional e nem chegava perto do que é hoje, mas esse homem aqui é um dos grandes responsáveis pelo crescimento dela naquela época. Sammartino foi o primeiro herói criado pela WWE, aquele primeiro lutador que as pessoas olhavam e se inspiravam, era praticamente imbatível já que vendia quase todos os ingressos de qualquer show onde ele estivesse.

É claro que Sammartino foi somente um cara da WWE e nem chegou a fazer aparições no ringue fora dessa área, mas ele ainda assim é grandioso. A relação da WWE com o Madison Square Garden hoje vem muito do que ele conseguia fazer antigamente, e eu tenho certeza que ele está no Mount Rushmore de muita gente por aí.

Manami Toyota

Quais são os maiores lutadores de todos os tempos?

Primeiro de tudo, a gente tem sempre que separar o pro-wrestling feminino do masculino por diversos motivos, mas principalmente o contexto deles. A parte feminina do esporte, principalmente nos Estados Unidos, passou por diversos altos e baixos até os dias atuais, e a forma como as lutadoras foram vistas tem se alterado constantemente. Porém, lá no Japão em 1987, estreava aquela que, na minha visão, é o verdadeiro símbolo das mulheres dentro do esporte: .

O puroresu feminino foi moldado por essa mulher aqui em suas grandes performances e com 30 anos de carreira puramente de auge. Muitos podem falar de , Madusa, Fabulous Moolah, e outras lutadoras que sim, merecem aplausos por tudo o que fizeram e certamente disputam vaga em um Mount Rushmore feminino, mas Toyota é aquela que inspirou as grandes mulheres que lutam no Japão, ou até mesmo fora dele, hoje em dia.

Mil Mascaras

Quais são os maiores lutadores de todos os tempos?

Lembram quando eu falei que Blue Demon e El Santo sempre são citados quando o assunto é os maiores luchadores ? Pois é, Mil Mascaras é quem completa esse top 3. Blue Demon e El Santo tiveram sim as maiores carreiras no cinema entre eles, mas Mil Mascaras foi o primeiro luchador a se tornar um ator reconhecido no mundo inteiro. Foi o primeiro a começar a popularizar a lucha libre no mundo, mesmo que não tenha sido o maior.

Não é por nada que esse cara aqui já foi eleito o lutador mais popular do ano, além de ter uma vaga no . Ele também foi muito importante para o puroresu, assim como dito por Satoru Sayama, o original : “Se não fosse por Mil Máscaras, não haveria , Último Dragón ou Great Sasuke”.

Chris Jericho

Quais são os maiores lutadores de todos os tempos?

Esse aqui é onde eu imagino que vocês vão acabar discordando mais, mas esse cara aqui tem um baita ponto a favor dele: A renovação. Jericho estreou nos ringues em 1990, e de lá pra cá ele conseguiu se manter muito relevante com suas periódicas trocas de gimmick em que, milagrosamente, são todas muito legais de ver. Corazón de Leon, Lionheart, Painmaker, Y2J, The List, Le Champion, BITW, Ocho e o cara ainda tem lenha pra queimar.

Sempre que você acha que o Jericho vai ficar mais ofuscado, o cara inventa alguma coisa que te faz querer acompanhar ele mais uma vez. Sem contar também que ele se consolida cada vez mais como um dos melhores em promos e ajuda muito a elevar novos talentos, o que eu prezo muito como uma baita qualidade desse cara. É , , cada dia uma coisa nova e tá tudo bem.

Giant Baba

Quais são os maiores lutadores de todos os tempos?

Ao lado de Antonio Inoki e Rikidōzan, Giant Baba também é um dos grandes responsáveis por todo o sucesso que o puroresu atingiu nos dias atuais. Baba é, possivelmente, o principal responsável por essa questão de “narrativas” durante os combates do Japão, ou seja, toda aquela coisa de ver os oponentes se testando com golpes leves no começo do combate e irem aumentando a intensidade gradualmente.

Baba também é o responsável por um próprio estilo de pro-wrestling, o King's Road, um estilo muito inspirado no que a NWA tinha na época, fazendo até um contra ponto ao Strong Style que também abordaremos sobre. Ele também é o responsável pela criação da All Japan Pro-Wrestling que, mesmo não sendo tão boa nos dias atuais, é uma empresa história para o esporte.

The Undertaker

Quais são os maiores lutadores de todos os tempos?

Quando a gente fala sobre os personagens criados nesse esporte, eu acho que esse cara aqui é simplesmente imbatível. Mark William Calaway, também conhecido como The Undertaker, teve talvez a gimmick mais impactante de toda a história do pro-wrestling por diversos motivos. Um personagem “obscuro” que realmente funcionava com os fãs, onde toda storyline dele era legal de se ver (Tirando uma ou outra aqui e ali). E eu nem estou falando do American Badass, que também joga esse cara aqui muito pro topo.

Taker é um dos maiores porque ficou na indústria por décadas e ainda conseguiu se manter no topo. Toda vez que você escuta o sino tocando e as luzes apagando, você fica animado porque sabe que aí vem o cara que possivelmente é sua maior referência quando falamos sobre a WWE. Sem contar que ele se manteve relevante sem nem conquistar tantos cinturões ao longo da carreira, o que eu acho um feito ainda maior.


E agora, depois de falarmos sobre todos esses caras aí em que têm diversos méritos pra competir na categoria de maiores da história, vamos ao meu Mount Rushmore, ou seja, os 4 maiores lutadores da história na minha visão:

Antonio Inoki

Quais são os maiores lutadores de todos os tempos?

BOM-BA-YE! Sim, eu sei que vai ter muita polêmica em achar o Inoki maior do que o Rikidōzan, mas é a minha opinião. Além de ter tido uma carreira maior por causa da fatalidade que aconteceu com Rikidōzan, Inoki é importante não só para o puroresu, como também para o MMA. Se você não se lembra de como ele foi importante pro MMA, saiba que ele enfrentou Muhammad Ali no que ficou conhecido como “The War of the Worlds”.

E nos ringues do puroresu, bom, eu nem preciso falar muito. Inoki foi o primeiro “Ace”, o homem com a maior popularidade entre os atletas do Japão, as pessoas o idolatravam e o cara era uma lenda viva. É verdade que, já na função de booking e afins, ele quase matou o cenário japonês com o “Inokism”, mas ele é muito gigante para não ter um lugar no Monte Rushmore.

Hulk Hogan

Quais são os maiores lutadores de todos os tempos?

Já viu aquelas cenas de filme em que algum esportista ou famoso se torna tão grande que ele acaba se tornando uma espécie de herói nacional ? Então, é bem o que o Hogan se tornou no auge da carreira. O verdadeiro símbolo do patriotismo estadunidense, o cara é, talvez, o principal responsável pelo sucesso que a WWF/WWE atingiu em toda a sua história. Teve diversos problemas dentro e fora dos ringues, mas o impacto dele é gigante.

Ele foi o produto perfeito em uma época que necessitava de algo assim, em uma empresa que precisava de alguém gigante, alguém que pudesse se tornar aquele esperado ícone. 46 anos depois de sua estreia, Hogan ainda é um marco difícil de explicar como se tornou tão influente e, sem dúvidas, um dos nomes mais conectados com a WWE.

El Santo

Quais são os maiores lutadores de todos os tempos?

Na minha cabeça, não existe nenhum lutador mexicano, ou relacionado com a lucha libre, que consiga passar esse cara aqui no quesito de importância para o esporte. El Santo é o luchador mais icônico de toda a história e conseguiu o grande feito de ser uma parte da cultura mexicana como um todo. Muito do que a gente vê na lucha libre hoje em dia foi inspirada/idealizada por ele, sem contar na fama dele fora dos ringues.

Com 52 filmes nos quais ele foi protagonista, El Santo ajudou a popularizar a lucha libre fora dos ringues, além de também ter sua própria série de quadrinhos que o tornou ainda mais popular no México, batendo de frente com grandes vendas da época, como Batman e Superman. Ele rompeu o teto da fama de uma maneira inacreditável para a época e tem que ser aplaudido por todos.

Ric Flair

Quais são os maiores lutadores de todos os tempos?

Para muitos, estamos falando aqui sobre o melhor lutador da história. Como o assunto de hoje é quem é o maior, e não o melhor, eu sinto que o Flair tem muita coisa ao favor dele pra estar no Monte Rushmore do pro-wrestling. Sempre variando nesse número de 16 ou 21 reinados como World Champion, Flair é um dos lutadores mais influentes e famosos de toda a história. Seja em territórios independentes ou nas grandes corporações, ele fez muita coisa acontecer.

É praticamente impossível falar sobre a história do pro-wrestling sem citar o Flair, o cara esteve envolvido em tantos momentos importantes que a história dele se confunde com a do esporte. Tudo o que ele fez é muito grande pra não ser considerado e, por causa disso, Flair é quem vai representar o pro-wrestling ao lado de Hogan aqui.

E aí, o que acharam dos 4 escolhidos para representar o Monte Rushmore ? Lembrando que é apenas a minha opinião, e você pode colocar o seu Top 4 aí nos comentários pra que a gente possa debater. Vejo vocês na próxima, até!