Steel Cage: a história das jaulas de metal

Jaula de metal, gaiola de aço, steel cage, the hell inside a cell. Chamem como quiserem, as jaulas de aço são uma grande tradição no mundo do wrestling, sendo muito usadas para finalizar feuds, evitar a fuga de um dos oponentes ou ainda garantir que a luta não sofra nenhum tipo de interferência do lado de fora.

A primeira luta desse estilo que temos registro é de 25 de junho de 1937 e aconteceu em Atlanta. O público presente assistiu Jack Bloomfield enfrentar Count Rossi em um ringue cercado por uma estrutura envolta em tela de galinheiro. Nessa época a única função da jaula era manter os lutadores dentro do ringue e evitar interferências.

LEIA MAIS:

A jaula mais próxima do que conhecemos veio aparecer por voltas dos anos 60, com uma estrutura um pouco mais resistente. Algumas empresas possuíam jaulas próximas as cordas, isolando totalmente o ringue. Outras usavam jaulas maiores, como por exemplo, a Memphis Wrestling, o que permitia aos lutadores usar também um pouco das laterais do ringue. Nesta empresa tivemos alguns clássicos, como o embate entre Jerry Lawler e Randy Savage em dezembro de 1983.

Aquele mesmo ano de 83 ficaria marcado na história como o momento que revolucionou este estilo de luta. Jimmy Superfly Snuka enfrentava Don Muraco dentro da jaula quando decidiu subir à terceira corda. Isso não foi o bastante e ele continuou sua escalada até o topo da jaula, de onde se jogou para cima de Muraco, para delírio de todos presentes na arena. Foi a partir desde momento que a cela deixou de ser apenas um isolamento e passou a ser também uma arma.

“Esta não é uma gaiola de aço normal, geralmente é uma cerca de ciclone, mas no caso de King Kong Bundy, ele tem mais de 200 quilos, ele precisa de uma gaiola reforçada.” Foi assim que Jesse Ventura, comentarista da WWF anunciou a nova jaula azul para o embate em Bundy e Hogan na WrestleMania 2, válido pelo WWF Championship.

Esta jaula foi usada pela WWF por 13 anos, passando pelos anos 90 até a Attitude Era, quando foi pintada de preto, tentando adicionar um ar mais ameaçador as duras barras de metal. Fato é que esta gaiola machucava muito mais os atletas do que a usada anteriormente e só foi deixada de lado após Vince McMahon sentir na pele a dor causada pelas barras em sua luta contra Stone Cold Steve Austin, em 1999.

Voltando no tempo até o ano de 1987. Enquanto sua adversária mudava o estilo da jaula, Dusty Rhodes trouxe a NWA um novo estilo de luta. Ao juntar dois ringues e colocar uma grande cela em torno de ambos criou-se a WarGames Match, uma luta entre duas equipes, normalmente de 4 pessoas cada. O primeiro embate deste tipo viu os Four Horseman contra a equipe dos Road Warriors, Paul Ellering e o próprio Dusty Rhodes. A luta fez parte da história da NWA, e posteriormente da WCW, até o ano 2000, e foi renascida em 2017 como um PPV do NXT.

Em 1997 Jim Cornette trouxe uma idéia diferente para a WWE. Ele juntou o acesso ao chão visto nas lutas da Memphis Wrestling com um teto visto nas primeiras edições dos WarGames e criou o Hell in a Cell. O primeiro embate nesse estilo viu Shawn Michaels enfrentar The Undertaker e não posso deixar de comentar sobre o momento mais lembrado quando se fala em Hell in a Cell que é a queda de Mick Foley, em 1998, também contra Undertaker.

Quando falamos em inovação nada supera a Elimination Chamber match. Uma estrutura gigantesca que cerca todo o ringue em metal. Dois lutadores começam no ringue enquanto outros 4 ficam enjaulados esperando a hora de serem liberados, o que ocorre a cada 5 minutos. Eliminações ocorrem por pinfall ou submissão. O último homem em pé é declarado o vencedor. A primeira Chamber match foi em 2002 e agora, anualmente, temos visto dois deste cruel tipo de luta, sendo que ano passado vimos a primeira versão feminina.

As variações de jaulas não param por aí, e provavelmente ainda veremos muitas inovações nos próximos anos. Hoje à noite teremos a primeira Cage match da história da AEW e quem sabe veremos algo diferente do comum.

Abaixo coloco algumas menções honrosas, com imagens de alguns tipos diferentes de gaiolas.

Three Cage Match ou The Tower of Doom – WCW 1988

Uncensored Cage – WCW 1996

ThunderDome – WCW 1989

Dome Steel Cage ou Steel Asylum – TNA 2008

Explosive Barbed Wire Steel Cage – FMW 1994

Cage of Death – CZW 1999

Sides of Steel – Impact 2004

Domo de La Muerte – AAA 2007

Punjabi Prison – WWE 2007

E é isso, pessoal. Espero que tenham gostado e até a próxima.

ABRIR COMENTÁRIOS