O booker perfeito NÃO existe

O booker perfeito NÃO existe

Uma coisa que sempre me irritou dentro da comunidade do pro-wrestling é como as pessoas defendem uma empresa como se fosse um time de futebol. A pessoa não tem preferência por uma empresa e prefere não assistir outra, não, nada disso, ela veste a camisa da empresa como se estivesse recebendo um salário mensal pra defendê-la e critica TUDO que qualquer outra empresa faça, mesmo que seja algo muito bom. E eu não vou mentir aqui falando que eu sou não fou um fã assíduo da , mas eu sei valorizar quando outra empresa faz algo bacana, assim como o reinado do na .

E quando a gente fala sobre os fanboys, a gente tem que falar sobre como todo fanboy raiz mesmo acha que o booker de sua empresa é o ser humano mais perfeito e criativo do mundo. Principalmente agora que o termo “Cinema” se popularizou na comunidade do pro-wrestling, tudo o que você vê é gente valorizando booking que é no máximo máximo ok.

E se eu tô não tô aqui pra criticar um booker só não, eu tô aqui pra criticar vários porque, assim como eu destaquei no título deste texto, o booker perfeito NÃO existe.

O booker perfeito NÃO existe

Quando a gente fala sobre booking ruim ou fraco em 2024, muita gente automaticamente pensa em , principal booker da AEW. Muitos falam que ele não é um booker, ele é um “Match maker”, destacando que as lutas de praticamente todos os shows da empresa são feitas sem ter um contexto muito específico por trás, o que faz com que as lutas sejam aleatórias e que valorizam somente o talento dos lutadores dentro do ringue, não construindo storylines.

E eu particularmente concordo com isso até que bastante, o booking do Tony Khan é realmente fraco. Se formos pegar a AEW de 2019-2021 e compararmos com a AEW de hoje, muita coisa mudou e o booking decaiu em diversos sentidos, principalmente em 2022 onde a empresa teve o seu possível pior ano nesses curtos 5 anos de duração. Ele poderia se beneficiar contratando outra pessoa para fazer o booking ? Sim, mas ele insiste em continuar.

Mas mesmo assim, por mais que eu ache o booking do Tony Khan fraco, as pessoas no pé dele muito mais do que deveriam. Um booking fraco é diferente de um booking horroroso e catastrófico, muita coisa na AEW é bem legal e existem sim storylines que são bem construídas, tais como: vs. Cage e The Patriarchy, a caçada de ao AEW World Title e sua rivalidade com , a repaginada de como AEW Women's World Champion, o reinado de como AEW World Champion que mal começou e já está muito legal, e diversos outros elementos, principalmente com lutadores mais jovens.

Tem coisa ruim ? Tem. Tem coisa fraca ? Tem. Agora, falar que é o pior booking de uma empresa na face da terra é de uma deslealdade e falta de senso que é brincadeira.

O booker perfeito NÃO existe

E se a gente fala de AEW e Tony Khan, não tem como não falar de WWE e .

Antes de Triple H assumir o comando, nós tínhamos no controle de tudo. Por mais que Vince tenha acertado muita coisa ao longo dos anos, é lógico dizer que ele também errou muito, principalmente nos últimos anos dele na WWE. O booking dele se tornou cada vez pior e muita gente largou mão da empresa porque tudo era simplesmente muito paia, se destacando apenas o que, por sinal, era gerido por Triple H.

Depois que Triple H assumiu, a empresa melhorou em muitos quesitos, fazia tempo que a WWE não dava vontade de assistir todos os shows pra ver pelo menos um lutador em específico, tamanha era ruim a qualidade do booking do Vince. Os créditos vão para o Hunter por causa disso, porém, assim como Tony Khan, Triple H NÃO é o booker perfeito. Ele pode estar mais perto desse posto do que o TK, mas ele não chegou lá e nem vai chegar.

Por mais que ele tenha acertado em muita coisa, ele não acertou em tudo. Triple H foi brilhante com GUNTHER, na construção de e do , na storyline entre , e , assim como em vários outros pontos que eu considero grandes acertos, porém, falar que o booking dele é perfeito é um exagero tremendo.

De todas as recontratações de lutadores que ele fez, quantos realmente fizeram alguma coisa ? De todos os lutadores que foram chamados do NXT em 2022 e 2023, quantos realmente fizeram alguma coisa ? Eu não estou aqui pra ficar jogando crítica na cara do Triple H, mas essa coisa de dois pesos e duas medidas que a comunidade do pro-wrestling faz é ridícula.

O booker perfeito NÃO existe

Se a gente fosse pegar booker por booker em todo o mundo, o melhor seria o Scott D'Amore da e eu não estou nem brincando. O que eu estou tentando trazer com esse texto é que a comunidade do pro-wrestling precisa parar de se cegar só porque o cara é booker da sua empresa favorita e começar a avaliar com frieza o que é que está sendo apresentado semanalmente na televisão.

O booker perfeito não existe, nunca existiu e nunca vai existir, então parem de hipervalorizar tudo.


E aí, o que vocês acham sobre os fanboys do pro-wrestling ? Comentem aí e bora discutir saudavelmente, sem neurose.