Paul Heyman: “ECW e AEW têm uma mentalidade de ‘nós contra eles’, é um grande marketing”

Paul Heyman fala sobre a guerra WWE vs. AEW.

Desde que foi anunciada em janeiro de 2019, a AEW tem sido vista como um concorrente da WWE. A AEW já venceu a guerra das quartas contra o NXT e obteve um grande número de demos com o Dynamite.

Em declarações a Ariel Helwani no BT Sport, Heyman deu a sua opinião sobre a AEW ser uma competição para a WWE.

“Eles são viáveis. Eles são uma entidade viável. Deus os abençoe por estarem lá”, disse ele.

Quando questionado sobre o que ele acha da AEW, Heyman respondeu: “Não sou o público. Minha opinião pessoal sobre o produto deles, se eu sentasse aqui e dissesse: ‘Meu Deus, eles são ótimos’, quem se importa com o que eu penso? É apenas uma opinião pessoal. Eles não são voltados para mim. Se eu dissesse, ‘Oh meu Deus, eles são uma merda, eles são horríveis’, eu não acho que eles deveriam se preocupar com isso também. Quando Dana White deu sua opinião sobre a WWE e não foi lisonjeiro, fui questionado sobre isso e eu disse, ‘E?’ Quem se importa? Não acho que a AEW se importe com o que penso deles. Eles devem se preocupar com o que os fãs pensam, o que seu público e o público potencial pensam sobre eles’. Aqui aqui está quem nós temos, precisamos servi-los ainda mais e fazer com que eles se mantenham fiéis a nós e precisamos expandir nossa base. Precisamos pegar essas pessoas e atraí-los. Precisamos encontrar pessoas que amam a WWE e atraí-los para nossa tribo, e precisamos encontrar pessoas que nunca viram entretenimento esportivo/luta profissional/esportes de combate e atraí-las para nosso programa por qualquer motivo que possamos justificar que paguem para ver nosso produto’. Essa deve ser a missão deles. O que Paul Heyman pensa deles não deve ser motivo de preocupação.”

Durante a Monday Night Wars, Heyman liderou a ECW, a terceira promoção enquanto a WWE e a WCW lutavam. A AEW atraiu mais comparações com a WCW, mas alguns encontraram um pouco da ECW na empresa de Tony Khan.

“Sim e não”, respondeu Heyman se a AEW é semelhante a ECW. “Sim, por causa da mentalidade ‘Nós vs. Eles’. É um ótimo dispositivo de marketing. Funciona. Posso ver as comparações entre as duas promoções e negócios? Não acho que poderíamos estar mais distantes no que foi ECW e quem é AEW, o que não é nenhum golpe para eles, provavelmente, muito elogioso para eles. Somos duas entidades totalmente diferentes. As semelhanças são o tribalismo Nós vs. Eles, que é uma ferramenta de marketing consciente e que é, em alguns anos, será muito sentido, e funciona em um grande nível.”

Em 15 de outubro, os 30 minutos finais do WWE SmackDown na FS1 bateram de frente com o AEW Rampage da TNT. A AEW saiu vitoriosa na demo durante o confronto direto, enquanto o SmackDown ganhou a audiência geral.

Heyman discutiu se os talentos prestam atenção ao outro programa, dizendo: “Não estamos realmente sentados aqui pensando, ‘se alguém está assistindo em dois aparelhos de televisão, o que você acha que está acontecendo no outro canal enquanto este vídeo vai ao ar?’ Normalmente, estamos fazendo coisas ao vivo e há uma pressão totalmente diferente para fazer rede de televisão quando você está ao vivo. Não estamos nos preocupando com o que os outros caras estão fazendo. Essa é a armadilha. Agora você está contraprogramando. Estamos preocupados com a nossa própria programação. Além disso, somos os caras a se alcançar. Somos a marca. Você tem que vir até nós, nos vencer, tirar de nós, reduzir nossa participação no mercado. Não estamos querendo cortar na participação de mercado de qualquer outra pessoa, estamos procurando defender a nossa. Não estamos preocupados, como talentos, com o que o outro cara está fazendo. Nós observamos? Claro. Deveríamos? Com ​​certeza”.

Heyman passou a dizer que ele presta atenção em tudo no esporte e no entretenimento, não apenas no wrestling, porque ele sempre quer saber o que funciona e o que está conectando.